Cérebro de Atleta – Mindfulness, Atenção Plena

washington-colunaJá chegamos em 2016 muitas novidades estão por vir. No meio do ano teremos o maior evento esportivo do planeta,  os Jogos Olímpicos, na Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro). Será lá que nossos atletas colocarão à prova anos de treinamento e dedicação em busca de uma medalha. A meta e superar seus limites!

Mas, antes de enfrentar cara a cara os outros atletas, irão enfrentar outros oponentes, ambos de peso e mais íntimos:  a ansiedade e o estresse!  O atleta que não tiver suporte emocional, com certeza, estará mais distante da tão sonhada medalha.

Mês passado, pesquisando sobre controle de ansiedade e fortalecimento da capacidade de mentalização e foco, me deparei com o Mindfulness, uma técnica muito eficaz no tratamento da ansiedade. Entrei em contato com o psicólogo Marcelo Batista de Oliveira, um dos disseminadores da técnica no país —ele havia, inclusive, sido entrevistado naquela semana pelo programa Bem Estar, da TV Globo —, que foi muito receptivo e me deu vários esclarecimentos.

Expliquei o trabalho que desenvolvo com atletas e questionei se o Mindfulness poderia também ser utilizado como uma técnica para melhorar o desempenho do atleta. A resposta dele foi categórica: sim, sem dúvida!

O Mindfulness, em tradução livre, significa Atenção Plena. É uma pratica de meditação comprovada cientificamente pelos estudos da psicóloga Ellen Lange, pesquisadora e professora da Universidade de Harvard. Há mais de 20 anos Ellen pesquisa os efeitos dessa prática meditativa.

Segundo Marcelo, a técnica altera a plasticidade cerebral, fortalecendo as funções do cérebro, diminuindo o estresse, a ansiedade e fortalecendo vínculos positivos. Ajuda também o praticamente a focar no momento e manter-se focado, o que não é pouca coisa, disso todos sabemos. Em oito semanas, o praticante começa a sentir os efeitos.

Sem dúvida, essa será mais uma ferramenta poderosíssima a ser utilizada para ajudar nossos atletas a superar limites, em estado de Atenção Plena.

Gostaria de encerrar essa coluna parabenizando o psicólogo Marcelo Batista de Oliveira por trazer e divulgar essa técnica que promove saúde emocional e bem estar às pessoas.

Leia Também:


Washington Luis Pedrette é Psicólogo Clinico (CRP 06/122364), com pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Atua principalmente no desenvolvimento cognitivo de atletas de alto rendimento. 

Contato email: pedrettepsi@gmail.com

Sem comentários, ainda!

Deixe seu comentário

You must be Logged in to post a comment.